Marcadores

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Proposta de Intervenção para o Rio Arrudas

Possível ou Impossível?

Parece até mentira, mas esse rio se parece muito com o nosso Arrudas, tanto pela questão de localização como de estrutura, vocês não acham?

O rio Arrudas com nova roupagem, mais valorizado, bonito e agradável de conviver.
Quando o prefeito de Seul, capital da Coréia do Sul, Lee Myung-bak resolveu resgatar o rio Cheonggyecheon que atravessa o centro urbano em quase 6km de leito, não faltou quem criticasse... e muito. Mas ele estava convicto do que queria e devolveu a vida ao rio, que estava já quase seco, e humanizou a cidade. Com o crescimento da Coréia no pós-Guerra Mundial, os tecnocratas equivocadamente desprezaram o rio e construíram sobre ele um "jazigo", sepultando-o (Foto acima). Muito parecido com a idéia majoritária hoje em Belo Horizonte, sobre o nosso querido e maltratado Rio Arrudas.
Foi um projeto caro em Seul, estourou todos os orçamentos, mas quando você vê o que era antes no local e o que é hoje, você se emociona.
À esquerda o resultado das obras; e à direita, como era antes o local

Em resumo, Lee fez o projeto e o povo gostou tanto que hoje ele é o presidente da Coréia do Sul. E o prefeito atual da cidade trata agora de impulsionar o comércio às margens, integrando para sempre o rio com a cena urbana, o que está previsto para 2010. A idéia de Lee que começou em 2003, estará selada para o bem do rio, para o bem das crianças, da fauna e flora urbana e para o bem geral do povo. Vejam as fotos, não é admirável?
Tentem ver o rio como uma criatura da Terra resgatada em sua dignidade. O que, de fato, é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário